Um feliz encontro de pesquisadores de várias partes do Brasil mostrou que cada vez é mais importante investigar o consumo enquanto produtor de significados. O diálogo multidisciplinar revelou que o tema se tornou componente fundamental nas engrenagens sociais, políticas e econômicas do mundo moderno.
Em 2022, as professoras Bruna Aucar (PPGCOM PUC-Rio), atual Coordenadora da Graduação da Comunicação, Patrícia Ignácio (PPGECE FURG) e Mariangela Momo (PPGED UFRN) tomaram a iniciativa de convocar pesquisadores. Em dois anos, muitos artigos foram recebidos e 12 escolhidos para três áreas distintas do livro digital que acaba de ser lançado. São eles: Cultura, Consumo e Sociedade; Cultura, Consumo e Educação; Cultura, Consumo e Escola.
No século passado, autores como Jean Baudrillard, Zygmunt Bauman e Gilles Lipovetsky já tinham mostrado como a Sociedade de Consumo vem transformando modos de ser, de estar e de se relacionar em sociedade. No século 21, ficou ainda mais claro o espírito do nosso tempo, que envolve necessariamente o consumo, dentro e fora da escola.
Os artigos podem ser acessados no livro publicado pela Editora da FURG.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO DE JANEIRO
Rua Marquês de São Vicente, 225
- Prédio Kennedy - 6° andar Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900
Cx. Postal: 38097
tel. +55 (21) 3527-1144 . poscom@puc-rio.br